A Maratona do Vinho 2026 acontece durante a Vindima e celebra a colheita da uva na Serra Gaúcha. O evento reúne corrida, cultura, gastronomia e turismo.
.jpg)
A Maratona do Vinho 2026 está chegando! Um dos eventos mais aguardados da Serra Gaúcha, a corrida acontecerá dia 07 de fevereiro e celebra a temporada da colheita da uva, matéria-prima que dá origem aos vinhos, sucos e diversos outros produtos da região. A prova acontece no período da Vindima, se tornando um momento que une cultura, experiência, esporte, turismo, gastronomia e tradição local.
A Vindima em Bento 2026 traz uma programação que celebra a cultura dos imigrantes italianos, como a pisa das uvas, a colheita manual, os filós italianos e os passeios entre vinhedos. São inúmeras experiências para quem visita, com almoços e jantares harmonizados, degustações de vinhos e feiras de artesanato.
A colheita da uva acontece no mês de fevereiro e, em Bento Gonçalves, é um momento celebrado com uma programação de atividades especiais nos comércios e espaços turísticos da cidade. Foi nesse clima de valorização da tradição local que nasceu a Maratona do Vinho: uma forma de homenagear essa época por meio do esporte, reunindo atletas, moradores e visitantes em diversas experiências que vão além da corrida.

O percurso da Maratona do Vinho é um grande destaque. Os atletas percorrem entre vales, parreirais, vinícolas, pontos de Vino Stop e paisagens rurais.
Durante a corrida, as áreas de reabastecimento acontecem nos Vino Stops. É nesses pontos que ocorre a troca do bastão nas provas de revezamento e onde os atletas recuperam as energias e degustam produtos típicos da região, com músicas e apresentações de danças tradicionais no mesmo espaço.
A Maratona do Vinho conta com diferentes desafios, sendo eles:
Os trajetos percorrem os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, passando por algumas das regiões mais tradicionais das cidades.
Todos os atletas que concluem a prova recebem medalha de participação. Já os cinco primeiros colocados da maratona são premiados com troféus, uma réplica da Pipa Pórtico e uma porcentagem do próprio peso corporal em vinho produzido localmente.
Além disso, os três atletas ou equipes mais bem caracterizados dentro do tema Uva e Vinho recebem cestas com produtos coloniais, por isso muitos corredores vestem fantasias diferentes no dia da corrida.

Os benefícios tanto da prática esportiva são inúmeros, e sabemos disso. Mas e quanto ao consumo de vinho?
No caso do vinho, os efeitos positivos à saúde estão associados às substâncias presentes na casca e nas sementes da uva que possuem ação antioxidante, anti-inflamatória e contribuem para a saúde cardiovascular, além de estarem relacionadas à redução dos níveis de açúcar no sangue.
O consumo moderado de vinho é associado ao bem-estar, à longevidade e à proteção do coração. Assim, na Maratona do Vinho, correr e celebrar a cultura local une duas práticas benéficas para o corpo.
.avif)

Situado ao lado da Estação Maria Fumaça, oferece uma experiência memorável em Bento Gonçalves, RS. Sua experiência é marcada por conforto, charme e uma deliciosa jornada gastronômica.


Situado em um ponto privilegiado da cidade, um destino onde a excelência gastronômica, os vinhos refinados e experiências únicas se combinam para criar momentos memoráveis.